O dicionário dá vários sinônimos para “perdão”, mas nenhum deles consegue expressar a importância desta palavra para a nossa vida. Perdoar é liberta-se, amar-se e viver sem mágoas. “Quem perdoa enche o coração de uma renovada alegria. O perdão faz bem à saúde física, mental, emocional e espiritual”, fala a matchmaker Marlene Heuser.
E que melhor momento para perdoar do que o agora? O Natal e o ano novo estão quase chegando. Perdoar quem te feriu será o melhor presente que você pode dar a si mesmo. Quando perdoamos, fechamos as feridas, curamos a magoa e abrimos caminho para uma vida plena, repleta de momentos de paz.
Às vezes perdoar é difícil, mas é preciso. Só assim curamos também as feridas do coração. Quer tentar? Então abra mão do seu orgulho. Se você não faz parte daquele grupo de pessoas flexíveis, talvez o esforço seja maior, mas pode ter certeza que valerá a pena.
Uma forma muito eficaz de lidar com alguém que te machucou é entender que somos seres humanos e podemos cometer erros, seja por fraqueza ou por insegurança. O verbo “errar”, tão mal visto na sociedade atual, é inerente à condição de ser humano.
Procure ver o que te feriu como um aprendizado. Extrair o positivo daquilo que te fez mal é um passo importante para conseguir perdoar de verdade, com o coração. Saúde
A Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, publicou até um estudo sobre o perdão. Segundo eles, as pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.
Veja também: Você sabe amar?
Commentaires